©2019 por Imagine.Acredite

Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Supera: Uma ferramenta essencial para uma vida longa e mentalmente sadia



Com o passar dos anos é natural que nós, enquanto seres humanos, tenhamos problemas com a memória, com o nosso desempenho profissional e até mesmo interpessoal. Isto se deve a baixa atividade de zonas consideradas vitais do cérebro humano, o que pode acarretar em doenças como o Alzheimer. Mas isso pode ser evitado? Pode!


É que o casal de empresários Antônio Carlos e Jaqueline Araújo, pensando em ajudar o próximo, conheceram o Método Supera e resolveram abrir uma franquia em Brasília-DF, muito embora a marca já esteja presente em todo o território nacional há mais de 10 anos. “Nós queríamos continuar trabalhando depois que nos aposentássemos fazendo algo em benefício do próximo. Daí, o Supera apareceu como uma franquia capaz de unir o nosso ideal de vida e capaz de nos completar profissional e financeiramente”, relembra Jaqueline Araújo.


O Método Supera é uma espécie de ginástica cerebral, que atua por meio de treinamentos cognitivos, a fim de estimular o cérebro a criar novas conexões e potencializar o desempenho dos indivíduos. Uma vez que com o passar dos anos, as sinapses cerebrais começam a diminuir e a perder força. “Com o Supera, a gente renova elas, criamos novas e desenferrujamos aquelas que já estão ruins”, ressalta Antônio Carlos.


De acordo com Jaqueline, essa potencialização da atividade cerebral parte da perspectiva de que os neurônios não morrem, eles adormecem. Neste sentido, o Método Supera se utiliza de ferramentas para provocar a atividade desses neurônios a fim de mantê-los sempre ativos, além de aumentar a expectativa de vida dos seus usuários. Tanto é que seu público alvo parte de crianças com 07 anos até idosos com mais de 100 anos.


“Aqui, a gente promove essa ginástica cerebral para promover a qualidade de vida e para postergar as demências degenerativas cerebrais, que ocorrem exatamente com a falta dos estímulos. É como um músculo que se você fica sem utilizar, quando você utiliza, você começará a sentir dor. No cérebro, ele atrofia e com isso surgem doenças como alzheimer”, explica Jaqueline.


Segundo Antônio Carlos, esse adiamento das doenças degenerativas é realizado por meio de algumas ferramentas, dentre as quais se destacam o uso do Ábaco Japonês, um instrumento de calculo oriental milenar que permite a pessoa treinar a atenção, a concentração, o foco e a perseverança; o Tangram, que estimula a capacidade humana se localizar num determinado ambiente; e a Torre de Hanói, a qual busca trabalhar a estratégia.


“Nós temos também alguns jogos educativos, cada um com sua particularidade e função. Então cada umas dessas ferramentas têm um conjunto de funções, mas na maioria vai trabalhar a concentração, o raciocínio logico e a criatividade. Com isso, você vai ganhar autoestima e independência, o que vai influenciar em todos os aspectos da vida (profissional, educacional, emocional), pois você vai se colocar de forma diferente diante dos problemas que aparecerem”, observa Antônio Carlos.




Superando os desafios da vida


Devido ao seu público alvo, o casal de empresários contou ao Imagineacredite que o Método Supera tem sido procurado tanto por pais que querem melhorar o desempenho escolar, em vestibular ou em concursos públicos dos seus filhos, quanto por adultos que buscam um melhor rendimento no seu ambiente de trabalho, bem como uma memória mais firme e ativa. Além deles também há os idosos que não desejam viver o isolamento social causado, geralmente, pela perda de memória, o que acaba lhe tirando o direito de ir e vir.


Diante de tais demandas, a Jaqueline Araújo, embora considere que para uma vida saudável sejam necessários a adoção de cinco pilares ao longo da vida (exercício físico, alimentação saudável, qualidade do sono, o exercício cerebral e a espiritualidade), classificou o Método Supera como essencial para a vida própria e em família.


“Outro dia veio uma senhora comprar um jogo aqui e ela dizia que, graças ao Supera, a família estava junta de novo, porque ela se sentia triste de chegar em casa e ver a família dispersa, com cada um no seu canto, sendo toda a comunicação feita por WhatsApp. E com o jogo do Supera, eles ficam até duas, três horas da manhã jogando juntos ali. Então os jogos de tabuleiro propõem essa integração, sobretudo com o idoso que muitas vezes não tem mais o que conversar com um filho mais jovem”, comemorou a empresária que também adotou o Supera em seu seio familiar.


Ela ainda observou que o Método Supera é muito importante para combater o suicídio entre a população mais jovem. “Além de promover a integração, as brincadeiras do Supera retomam o espírito de ganha/perde, porque a gente ver que atualmente os jovens só querem ganhar e acabam se frustrando no momento de uma perda. Com isso, na frustração vem a depressão, e na depressão vem o suicídio, que é muito grande entre os jovens, pois eles não estão preparados para lidar com as perdas”, argumenta.


Superando a bipolaridade e o déficit de atenção


Embora não seja uma clínica que cure, o Supera também auxilia no controle dos transtornos de bipolaridade e do déficit de atenção, como explica a Jaqueline Araújo. Segundo ela, esses problemas são causados devido a deficiência hormonal no cérebro, o que leva o individuo a recorrer a medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos, a fim de que estes façam o que o cérebro não consegue fazer.


“Com o trabalho do Supera, algumas áreas do cérebro vão começar a tomar uma iniciativa de forma natural e ai vai provocar o equilíbrio dos hormônios. Vai haver uma sintonia entre o funcionamento das partes do cérebro e com isso a pessoa não necessitará mais tomar os medicamentos. Desta forma, ele vai conseguir ter uma vida mais tranquila e uma certa qualidade de vida, ou seja, ele vai conseguir conduzir por si próprio os sintomas. Não é que ele vai ficar curado, pois a Supera não é uma clinica que cura, mas um tratamento natural em que ele lidará com os sintomas de forma mais tranquila”, observa.


Conheça o Método Supera


Em Brasília-DF, o Método Supera possui unidades em três regiões da capital federal. A unidade do casal está situado no Centro Clínico Linea Vitta, localizado na SGAS, 616, Bloco A, Cobertura 207. Além disso, você pode saber mais sobre essa metodologia por meio do WhatsApp (61) 99882-5511 ou do (61) 98277-1368.


Por Sérgio Botêlho Júnior