Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

SENAPRED vai estender acordo de cooperação técnica com vários Estados


Na última quinta-feira, 10, o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados de Prevenção às Drogas (Senapred), assinou um acordo de cooperação técnica com o estado de Minas Gerais para monitorar e fiscalizar o trabalho realizado pelas Comunidades Terapêuticas. A assinatura foi realizada virtualmente durante a 6ª reunião ordinária da Câmara Estadual de Políticas Públicas sobre Álcool e Outras Drogas, promovida pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod).


O governo Bolsonaro vem desenvolvendo políticas públicas em prol dos dependentes químicos, tanto é que as vagas para tratamento em Comunidades Terapêuticas passaram de 2.800 para 20 mil. Por isso, segundo o Senapred, Quirino Cordeiro, a ideia é trabalhar cada vez mais em parceria com todos os estados do país, visando um serviço prestado de maior qualidade, além de ofertar o tratamento e a recuperação adequada as pessoas que precisam. Ele ainda garante que os servidores da Senapred estão empenhados na fiscalização in loco dessas entidades.


Em entrevista exclusiva ao ImagineAcredite, Quirino Cordeiro respondeu: “nós já entramos em contato com todos os estados brasileiros que têm parcerias com comunidades terapêuticas pro tratamento de pessoas com dependência química. Existem vários estados brasileiros que, como o governo federal, também financiam vagas em comunidades terapêuticas pro tratamento de pessoas com dependência química. Então nós localizamos todos esses estados, já entramos em contato com os representantes da Política sobre Drogas, com os gestores de Políticas sobre Drogas locais”.


“E agora nós iniciamos com o estado de Minas Gerais, mas agora nós estamos avançando para que nós possamos ter uma fiscalização cada vez mais contundente, enfim, pra que a gente possa de fato ofertar o cuidado de qualidade para as pessoas. Nós com isso, obviamente, nós não deixaremos de realizar as fiscalizações com os nossos servidores. Isso daí é pra que nós possamos ter então um incremento nas fiscalizações”, explica o Senapred.


Quirino ainda ressalta que as CTs, os acolhidos, as famílias e a sociedade são os maiores beneficiários desse acordo. “Essa é uma ação que todos ganham. O governo federal ganha porque passa, enfim, a realmente ter parceria com entidades sérias que prestam um serviço de qualidade. Ganham as comunidades terapêuticas, porque com isso sem dúvida alguma nós teremos um segmento ainda mais fortalecido. E no final das contas, o maior o beneficiário desta ação são os acolhidos, enfim, cada vez mais vão ter acesso a serviços de qualidade”, enfatiza.

 

Ascom ImagineAcredite


  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social

©2019 por Imagine.Acredite