Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Representantes da Comunidade Terapêutica Nova Jornada, estiveram em Brasília.

Atualizado: Ago 25


No dia 19, os Representantes da Comunidade Terapêutica Nova Jornada, de São José dos Pinhais- PR, estiveram em Brasília para estreitar laços para novas políticas públicas que beneficiem os acolhidos. A unidade foi representada pelo coordenador-geral, Márcio Callbente, o coordenador de projetos, Alexandre Maia, e o patrono, Sr. Luiz César Helpa.


A agenda começou com um almoço com o assessor de orçamento Weber Ribeiro, que representa o deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR), e a tarde com o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred), Dr. Quirino Cordeiro Jr. Já no dia 20, o compromisso foi para agradecimento.

Para o coordenador-geral, Marcio Callbente, “a importância do almoço foi estreitar os laços com o deputado Gustavo Fruet e agradecer a emenda que foi destinada à instituição”. Ele ainda complementa que a expectativa “é que o deputado possa contribuir com novas emendas” que beneficiem os acolhidos.


Callbente ainda enfatiza a importância que a Nova Jornada tem com a Senapred, “o estreitamento desse conhecimento pessoal entre o Dr. Quirino e a instituição, o aumento no número de vagas, do futuro edital, eu acho que está mostrando um trabalho diferenciado”.



Segundo o Dr. Quirino Cordeiro, o compromisso com as CTs começou na campanha presidencial e, depois na formação do novo governo, com a participação do presidente da Confenact (Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas), Adalberto Calmon, na equipe de transição. Contribuindo assim, para a formação dessa secretaria de governo de apoio as Comunidades Terapêuticas. Já no seu governo, deu capilaridade em benefício as ações das Comunidades Terapêuticas, com o aumento do número de vagas para acolhidos, aprovação da PL37/2013, o marco regulatório, além do apoio aos grupos de auto ajuda.



Para o secretário nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Dr. Luiz Roberto Beggiora, a intenção do governo é avançar em outros setores que estão em segundo plano por falta de pessoal. Ele ainda destaca que “já no primeiro ano, conseguimos planejamento, alteração legislativa, contratação de parceria, leiloeiros. Saímos de uma média de R$ 37 milhões para 92 milhões de arrecadações também do tráfico, em 2019, e nesse ano, queremos chegar em R$ 200 milhões”.

A instituição está em atividade há seis anos e desenvolve um trabalho eficaz junto com aqueles que sofrem com o flagelo da dependência química. Com eficiência comprovada, 55% dos seus acolhidos concluem o tratamento e não retornam para o mundo das drogas e mais de 40% permanece dentro da CT.


Com capacidade para acolher 60 pessoas, por meio de uma estrutura que permite o desenvolvimento de diversas atividades, a unidade trabalha para ampliar o número de vagas com a finalidade de atender mais cem pessoas.


Vale ressaltar que a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) apoia a entidade que agora esforça-se para conquistar o ISO 9001, que consiste em normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão com qualidade.

É importante destacar que o trabalho da instituição é baseado na reconstrução de vidas respaldado no carinho, amor, dedicação e evidências científicas. O método da Jornada dos 12 Passos, um procedimento científico que baseia as ações psíquicas e de resgate social dos acolhidos de forma gradativa, já fornece subsídios para que os acolhidos saibam lidar com suas vontades e a reprogramarem suas vidas, ou seja, ele consegue transformar dificuldades em vitórias.


Ascom ImagineAcredite

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social

©2019 por Imagine.Acredite