Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Quirino Cordeiro: “Não é momento para fechar leitos psiquiátricos”


O secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, divulgou um pronunciamento nas redes sociais lamentando o fechamento do Hospital Psiquiátrico Galba Veloso, localizado em Belo Horizonte-MG.

Na oportunidade, Quirino, que também é médico psiquiatra e ex-coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, falou que o fechamento é resultado de “um processo irresponsável de fechamento de leitos psiquiátricos”, iniciado há mais de 10 anos.

“Hoje, no Brasil, nós contamos apenas com 1/3 do número de leitos que nós deveríamos ter e por conta disso os indicadores na área de saúde mental são extremamente precários”, lamentou o secretário que destacou a atitude do Governo Bolsonaro de aprovar leis em benefícios das pessoas que sofrem com transtornos mentais e dependência química.

“Diante desse cenário todo, fomos colocados diante do fechamento de mais leitos no estado de Minas Gerais. É óbvio que diante da epidemia do coronavírus que se instala no Brasil, é importante que leitos clínicos sejam ampliados para as pessoas infectadas pelo coronavírus. Entretanto, esse aumento de leitos para o atendimento dessa população não deve ocorrer por conta do fechamento de leitos psiquiátricos. Isso porque nós pioraríamos ainda mais um cenário que já é bastante dramático”, alertou Quirino.

Por Sérgio Botêlho Júnior 

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social

©2019 por Imagine.Acredite