Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Nova política sobre drogas é apresentada ao mundo

Nesta semana, a nova política nacional sobre drogas do governo federal esteve em destaque, durante uma reunião dos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre até esta sexta-feira, 30, em Viena.


A pauta principal do encontro de especialistas internacionais foi discutir uma melhor captação de dados, a fim de permitir aos países desenvolverem políticas públicas mais eficazes no tratamento de dependentes químicos, no enfrentamento e na prevenção ao uso de drogas.


Sendo assim, o secretário de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, participa da reunião do grupo de trabalho de peritos para a revisão do modelo do Questionário Anual (ARQ, em inglês) que o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) utiliza para a obtenção de informações sobre o cenário mundial de drogas.


Segundo ele, “Esse é um momento importante porque, com as mudanças que nós tivemos recentemente, poderemos trabalhar com a possibilidade de monitorar os resultados e nos valermos deste questionário para isso”.


E completou: “Para o Brasil, essa é uma grande oportunidade para apresentar e discutir com toda a comunidade internacional a Nova Política Sobre Drogas, que foi implementada no Brasil no início deste ano”.


Vale lembrar que a Nova Política Sobre Drogas, que está sendo implementada pelo governo federal, tem o objetivo de fomentar a prevenção, o tratamento, o acolhimento e a reinserção social dos dependentes químicos. Além disso, ela foi construída com os atores envolvidos diretamente com a dependência química no Brasil. Por isso é focada na estratégia da abstinência dos usuários.


Além desta mudança, a nova normativa reconhece a importância das comunidades terapêuticas no tratamento da dependência, regulamenta a internação involuntária para desintoxicação, bem como fortalece o trabalho de entidades de mútua ajuda e a reinserção social dos usuários de drogas.


Por Sérgio Botêlho Júnior


©2019 por Imagine.Acredite