Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Ministério da Cidadania ampliará medidas para combater o uso de drogas nas escolas


Com o objetivo de promover a prevenção ao uso de drogas, o Ministério da Cidadania, por meio do Ministro Osmar Terra e da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), firmou um Acordo Técnico de Cooperação com o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. A parceria foi formalizada na última quinta-feira, 4.


Ela, segundo o Dr. Quirino Cordeiro Jr., secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, a medida tem o objetivo de unir esforços para assegurar a ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que é desenvolvido no país pelas polícias e corpos de bombeiros militares. Com isso, o governo espera também combater a desinformação ligada ao uso de drogas.


“O Proerd está em todos os estados do país. A ideia é que nós possamos levá-lo a um maior número de escolas e maior número de municípios possível, além de ajudar no processo de expansão e no financiamento de ações”, relatou o secretário.


Com a assinatura do acordo, o Quirino Cordeiro adiantou que em dois meses haverá uma reunião entre a SENAPRED e os líderes do Proerd. O objetivo será traçar um planejamento estratégico de ações a serem desenvolvidas em conjunto nos próximos três anos. 

Cabe destacar que o acordo é mais uma das ações oriundas da Nova Política Nacional Sobre Drogas, que prevê uma série de medidas para combater o uso, fortalecer a prevenção e os cuidados com os dependentes químicos. Neste sentido, o Proerd aparece como uma ferramenta responsável por evitar que as crianças e adolescentes adentrem ao mundo perverso das drogas.


Para isso, os policiais e bombeiros militares ministram palestras educativas dentro das escolas, informando os informar os jovens sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas. Além disso, a iniciativa – que existe no Brasil desde 1992 – conta com quatro áreas de atuação: 1- Proerd para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 2- Proerd para 5º ano do ensino fundamental; 3- Proerd para 7º ano do ensino fundamental; 4- Proerd para Pais/Responsáveis.


Por Sérgio Botêlho Júnior e Thiago Farias

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social

©2019 por Imagine.Acredite