Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Joaquina Mercês: “Serviço público é para servir ao público”


Sabemos que todo o trabalho realizado pelo Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, demanda de uma boa Chefe de Gabinete, pois é ela quem organiza toda a agenda e demanda. E para isso, a ImagineAcredite entrevistou Joaquina Mercês para saber mais como é realizado todo o trabalho. Antes dela ser convidada para trabalhar na Senapred, ela assessorava médicos e peritos para o Tribunal de Justiça e o Ministério do Trabalho.


E ela conta como foi indicada pelos médicos para o cargo na Senapred. “Eles me convidaram pela prestação de serviço que eu atendia a eles e aos clientes deles, né. Então eles acharam que seria adequado ao cargo.

Aí como eles conheciam o secretário Quirino, eles sugeriram o meu nome, né. Aí entrei e me adequei ao trabalho e hoje eu visto a camisa da Senapred e vejo o quanto é importante essa pauta para a sociedade brasileira”.


Mercês descreve que o trabalho de Chefe de Gabinete é dinâmico, já que todos os dias surgem novidades. “São várias agendas e é uma pauta realmente que é importante, porque o secretário é atuante mesmo na pauta. Ele viaja sempre, esse ano não por causa da Covid, mas participou de várias lives. Então a gente o ajuda no assessoramento, não só eu, mas como vários daqui da Senapred, apoiamos ele né, porque ele realmente é uma pessoa ímpar no que faz. Ele quer realmente deixar a sua personalidade e a sua contribuição, porque é muito importante”, relata.


Questionada sobre a qualidade do serviço público, ela garante que mudou com a chegada do governo Bolsonaro. “Várias vezes eu criticava o serviço público. Eu sempre entendi que o próprio nome já diz: servidor é para servir ao público e não para você ser um cabide de emprego. Então servidor é para servir aquele que precisa do nosso trabalho.

Eu acho que a harmonia que tem aqui na Secretaria e essa qualidade de serviço prestado é fundamental. Então não estamos aqui para servir dentro da Senapred, mas sim os nossos contribuintes, as comunidades terapêuticas, que são as pessoas diretamente ligada à nossa prestação de serviço e por isso a gente sempre valorizou o bom atendimento”, destaca.


A Chefe de Gabinete disse ainda que o trabalho das CTs é importante para o fortalecimento de políticas públicas no combate às drogas. “Graças a Deus nunca tive em casa, na família, mas eu tive amigos, tive filhos de amigos. Então eu sempre estava solidária com eles, porque é muito triste. E quando eu cheguei e conheci as histórias das comunidades terapêuticas, eu fiquei muito encantada, encantada com aquilo o que eles faziam, prestando serviço para aqueles que precisam. E muita gente, pra falar a verdade, aqui no Brasil ainda não sabe que ainda existe comunidade terapêutica. Então por isso que a divulgação ainda no nosso trabalho é essencial”, enfatiza.


E para finalizar, ela elogiou a maneira como o Dr. Quirino se empenha no governo para ajudar as CTs e combater as drogas. “É muito fácil falar do dr. Quirino, é uma pessoa muito dada, muito carismático, muito profissional. Ele valoriza aquilo que realmente está fazendo, isso me encanta. Quando ele pega algo pra fazer, ele faz com tanta importância que parece que está fazendo pela primeira vez e na verdade não é. Ele sempre trabalhou nisso, ele é um psiquiatra renomado e está aqui pelo amor que tem a profissão e isso me encanta nele”, enaltece.


Ascom ImagineAcredite


  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social

©2019 por Imagine.Acredite