Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Febract segue trabalhando pelas políticas públicas para as CTs


Em entrevista ao portal ImagineAcredite, o presidente executivo da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract), Ricardo Valente, fez um panorama sobre os desafios e o trabalho realizado na FEBRACT, para as comunidades terapêuticas, em um ano de pandemia do novo Coronavírus. Segundo Valente, a Febract realizou várias ações como: formação, capacitação e preparação das equipes de trabalho das CT’S Filiadas em associações do nosso Brasil. Durante esse crítico período, ao lado do conselho e da Diretoria, a FEBRACT estruturou um processo de atenção ao público das comunidades terapêuticas em duas frentes.


Quando a Pandemia explodiu a Febract estruturou a primeira plataforma de educação a distância, FEBRACT EAD, para líderes, gestores, técnicos de comunidades terapêuticas, operadores, monitores, coordenadores. Primeiro projeto que se tem notícia na América Latina e no mundo voltado, em EAD, apenas as CT’S. “Um espaço inovador, que possibilitou o acesso de todos, das distâncias mais longínquas, para manter sua missão viva, no período de restrição de convivência social.”Vamos celebrar 1.500 alunos em EAD por todo o nosso imenso Brasil e com parcerias internacionais. Na América Latina e na Europa”, pontua Valente. Ele ainda comemora a adesão do projeto Homem de Portugal que possui muitos serviços na Europa e outros projetos na América Latina, que compraram também a ideia dos cursos à distância para oferecer as suas equipes de trabalho.


E em um período crítico para o país, a Febract se renovou criando lives semanais de alcance nacional e internacional. Entrevistas exclusivas e debates com lideranças do governo e da sociedade abordando a Nova Política sobre Drogas destacando, em especial, o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Dr. Quirino Cordeiro Jr. “Nessas lives, que completam essa semana a sua 30ª Ed, nós tivemos perto de 50 mil visualizações. São números que impressionam e motivam. Nosso Diretor Presidente, Luís Roberto Sdoia, está satisfeito com os desafios enfrentados e com a missão viva e pulsante da FEBRACT, nesse ano atípico, destaca Ricardo Valente.


“E assim enfrentamos o ano de 2020 fazendo as reuniões de equipe, trabalhando todos os nossos serviços, incluindo as reuniões do Conselho deliberativo e a gestão em Home Office. Atendendo as filiadas em todo o Brasil, as suas lideranças. Lançamos o programa das delegacias da Febract de São Paulo, são 5 delegados que foram empossados recentemente. Nós usamos a criatividade e dessa imensa rede que compõem a família Febract para qualificar serviço que vão bem atender os dependentes químicos”, reforça o presidente executivo da Febract.


A Febract elaborou em alinhamento com o Ministério da Saúde, Anvisa e a Senapred, um manual de rotinas e procedimentos com foco na atenção sanitária para as comunidades terapêuticas. Um outro destaque importante é que a Febract abraçou a causa do “Não a PL 399/2015”. Essa tentativa de possibilitar a plantação da cannabis para uso medicinal, que representa um risco a sociedade Brasileira, foi mais uma causa abraçada pela Federação.


A Febract convida a todos para a celebração de seu aniversário!


No próximo sábado, dia 28 de novembro, a Febract comemora seus 30 anos. E para celebrar, vai ser realizado um webinar, transmitido pela internet, contando toda a história da Instituição, além da presença de várias autoridades nacionais e internacionais e toda a equipe da Febract. “Então a ImagineAcredite, que é uma parceira de primeira ordem da Febract, com seu jornalista Sérgio Botêljo Júnior, Senapred, sempre aprimorando a política de atenção ao usuário de droga na área da prevenção, da recuperação, na figura aí do seu secretário Dr. Quirino Cordeiro, vão estar no evento comemorativo de três décadas de serviço”, enfatiza Ricardo Valente.


“Nós queremos agradecer porque estamos com saúde, trabalhamos muito, impressionante, trabalhamos muito mais, nos desafiamos e mergulhamos nessa aventura de trabalhar, cumprindo o papel da Febract, por meio das mídias sociais. Esse é um pouco do resumo do ano 2020 pra nós. Trabalho, trabalho, trabalho, ciência e fé a serviço da vida”, finaliza.


Ascom ImagineAcredite

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social

©2019 por Imagine.Acredite