©2019 por Imagine.Acredite

Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

FEBRACT organiza cursos de capacitação para as Comunidades Terapêuticas em Brasília



A Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) está realizando cursos de capacitação para os profissionais das CTs em Brasília-DF. O Módulo I foi ministrado entre os dias 19 e 28 de setembro, enquanto o Módulo II será aplicado entre os dias 17 e 26 de outubro.


De acordo com Areolenes Nogueira, presidente da Federação Centro Oestes de Comunidades Terapêuticas, membro do Conselho Deliberativo, Conselheira do CONEM-DF, fundadora do Instituto Crescer, membro da CONFENACT e Delegada da FEBRACT, os cursos fazem parte do programa de capacitação da instituição, sendo que o Módulo I já superou todas as expectativas referentes ao quantitativo de profissionais e CTs inscritos.


“Foram 57 pessoas ligadas a instituições credenciadas e não credenciadas. Então a nossa expectativa é, a partir do conhecimento, fazer com que as instituições ainda não credenciadas se credenciem para poder obter financiamento do Estado”, destacou Nogueira ao Portal Imagineacredite.


Foto: Areolene Nogueira


Além disso, ela informou que os dois módulos – que se complementam – fazem parte de um curso que é chancelado por uma instituição de ensino superior e que é assinado em conjunto com a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), que passará essa atribuição para a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED). “Os professores são todos com Mestrado, Doutorado ou alguma especialização. O nosso primeiro professor Doutor é o Pablo Kurlander”, acrescentou.


Cabe destacar que a FEBRACT capacita profissionais de Comunidades Terapêuticas há 20 anos, sendo que mais de 15 mil pessoas já foram preparadas para o serviço terapêutico. Contudo, visando proporcionar maior comodidade aos profissionais da atualidade, a federação decidiu ministrar os dois módulos do curso deste ano na capital federal.


“Esse curso foi oferecido com base na solicitação das pessoas que trabalham em Comunidade Terapêutica, que acharam mais fácil virem a Brasília do que nós irmos para São Paulo. Hoje, a única possibilidade é as pessoas irem para Campinas, onde o curso é oferecido em 10 dias, num sistema de imersão, e aqui eles puderam vir fazer em duas etapas: três dias numa semana e três dias na próxima semana. Então fazer esse curso em Brasília representou um grande ganho para todos”, avalia.


O Módulo II terá a carga horária de 50 horas, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h, dos dias 17 a 19 e 24 a 26 de outubro, na sala de treinamento Espaço Koinomia, em Brasília-DF. Já as inscrições podem ser feitas por meio do www.febract.org.br ao preço de R$ 1.000,00. A taxa inclui apostilas e lanche.


É importante lembrar que a capacitação de profissionais de Comunidades Terapêuticas se faz mais do que necessária, uma vez que tais entidades do terceiro setor foram reconhecidas pelos três poderes da república brasileira, bem como foram consideradas como prestadoras de um serviço de excelência junto aos dependentes químicos pelo Governo Federal.


Por Sérgio Botêlho Júnior