©2019 por Imagine.Acredite

Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Coronavírus: Crianças e moradores de rua terão abrigo temporário no Rio de Janeiro


Padre Renato Chiera( Fundador da Casa do Menor), na cracolândia no Rio de Janeiro


Diante da necessidade de isolamento social, em virtude da quarentena preventiva a propagação do novo Coronavírus (COVID-19), as crianças recolhidas pelo Conselho Tutelar e os moradores de rua terão um abrigo temporário no Rio de Janeiro. A medida é fruto de uma parceria entre a Casa do Menor São Miguel Arcanjo e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu (RJ).


São duas parcerias. Na primeira, a Casa do Menor e o Município mencionado acolherão, a cada 15 dias, 10 crianças recolhidas pelo Conselho Tutelar.A ideia é conter e proteger as crianças da propagação do COVID-19. "Não queremos que elas sejam misturadas com aqueles que já estão em acolhimento. Então elas permanecem de quarentena e, após 15 dias, elas são misturadas e outras crianças são acolhidas. Destacou Lúcia Inês, presidente da Casa do Menor.


Já a segunda parceria é voltada aos moradores de rua e segue os mesmos moldes da primeira, mas com um acréscimo: após a quarentena será ofertado ao morador de rua que estiver sofrendo com a drogadição, a oportunidade de se livrar do aprisionador mundo da dependência química. A prefeitura vai abrir uma casa na Vila Olímpica e a gente abrirá o caminho para os moradores de rua irem pra lá.


A gente vai ajudar com roupas e outros mantimentos, enquanto a prefeitura com a casa vai entrar com a equipe Assistência Social, que foi designada pela secretaria Elaine Medeiros, e aí esses irmãos vão pra lá. Depois do período da quarentena, se eles quiserem uma recuperação, a gente vai encaminhá-los a uma comunidade terapêutica da rede", adiantou Inês.


Alem disso, através de uma sugestão da comunidade Padre Pio, que entendeu a necessidade de uma logística e infraestrutura adequada para a ação, a Casa do Menor está construindo junto a sua comunidade camas em palete.




Por Sérgio Botêlho Júnior