Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Batalhão Dois de Ouro da PMDF completa 49 anos com grande festa



Na última terça-feira, 10, o 2º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Fedejral (2ºBPM/PMDF) – Batalhão Dois de Ouro completou 49 anos de existência. O evento ocorreu no Centro Cultural do Taguaparque, na região de Taguatinga, e reuniu representantes da sociedade civil e das entidades envolvidas na segurança pública da capital federal.


Na oportunidade, o Coronel QOPM Leandro Arthur Brandalise Schweitzer, comandante do Comando de Policiamento Regional do Oeste (CPRO), enalteceu a dedicação dos homens e mulheres que integram o efetivo do 2ºBPM/PMDF e destacou a importância da polícia desenvolver ações de cunho social com vistas à redução da criminalidade.


“Lamentavelmente, a gente não consegue fazer frente a questões sociais que ultrapassam o campo da ordem pública. [...] Ontem, nós tivemos uma situação envolvendo dois policiais militares no centro de Taguatinga, que foram lesionados no cumprimento da missão, na tentativa de prender um traficante e alguns usuários. Na ocasião, os usuários se voltaram contra os agentes da lei, lesionando-os. Isso não pode ser normal, a gente precisava fazer alguma coisa, porque só prender e levar para a delegacia não resolve. Vai passar mais 49 anos e vai continuar a mesma coisa se a gente não encontrar algumas soluções”, argumentou o Coronel Schweitzer.


Por sua vez, o Major QOPM Genilson Figueiredo de Oliveira, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM/DF), afirmou que falar do mencionado batalhão não seria das missões mais fáceis justamente por não ter estado há mais tempo no mesmo. Por isso, ele afirmou que a história do mencionado batalhão é viva e que continua sendo escrita pelos que a ele servem a fim de proteger e servir a cidade e a sociedade de Taguatinga.


“Decidi que não deveria contar a história, mas agradecer. Agradecer aos pioneiros que há 49 anos inauguraram o 2º Batalhão de Polícia Militar com a missão de servir e proteger a cidade e a sociedade de Taguatinga. Nesses 49 anos, o batalhão Dois de Ouro viu entrar recrutas inexperientes que cresceram junto ao 2º batalhão cumprindo o juramento que fizeram frente ao Pavilhão Nacional. Há 49 anos, o nosso batalhão formou e forma policiais experientes e, em sua grande maioria, os devolve após 30 anos de serviço para casa com a certeza do dever cumprido, a estes agradeço por terem mantido a chama acesa.


Aos que tombaram no meio do caminho, temos uma Galeria de Honra para imortaliza-los, a eles presto a minha continência de respeito. Por último, me dirijo a minha tropa para agradecer pelo empenho que vem sendo empreendido, e por todos, observado. Certamente, continuamos a fazer jus ao epiteto Dois de Ouro, pois somos poucos, cada vez menos, para a segurança de muitos, cada vez mais. A esses poucos, peço que dediquem cada gota do seu suor inspirados nos antigões, e vamos juntos entregar um serviço de excelência como sempre entregou todo o efetivo do 2º Batalhão de Polícia Militar”, discursou o comandante do 2ºBPM/PMDF.


Ainda na solenidade, o capitão Arakaki, subcomandante do 17 BPM(Aguas Claras), também integrante do CPRO, realizou a leitura de um texto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado no último domingo, 08 de março. Nele, o militar destacou o poder e a força das mulheres que integram a corporação da PM do Distrito Federal. “Vimos homens sofrendo por carregar uma mochila e empunhar um fuzil por algumas semanas. Já elas têm a capacidade de carregar a vida por nove meses e com amor indescritível permitem que a humanidade se perpetue. Eis uma das coisas que os homens nunca poderão se igualar: Durante o parto, é possível ver o amor nos olhos daquela que a partir daquele momento seria capaz de dar a própria vida pelo outro ser que acaba de nascer e se isso não é expressão máxima de proteção e de amor, não sabemos o que mais seria”, destacou o Subcomandante.




Além deles, também participaram da festa de aniversário: o Coronel(RR) Anibal Person Neto, ex-comandante-geral da PMDF; o Coronel (RR) Jair Tedeschi, representante mais antigo dos ex-comandantes do 2ºBPM/PMDF; o senhor Geraldo César de Araújo, administrador regional da cidade de Taguatinga.


Por Sérgio Botêlho Júnior

©2019 por Imagine.Acredite