Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Assinado acordo para fortalecer a prevenção e combate ao uso de drogas




Na última semana, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) e o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas (SENAPRED). A iniciativa tem o objetivo de, nos próximos 18 meses, desenvolver ações interministeriais conjuntas, a fim de fortalecer a prevenção e o combate ao uso de drogas.


De acordo com Quirino Cordeiro Jr., atual SENAPRED, para atingir seus objetivos, as ações buscarão fortalecer as famílias, tidas como peça fundamental nesta batalha pela vida, bem como fomentar iniciativas de cuidado aos dependentes químicos respeitando os direitos humanos. “Essas ações terão enfoque especial para as mulheres, crianças e adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social”, adiantou.


Segundo o MMFDH, todas as ações a serem desencadeadas terão custeio próprio e serão subsidiadas após a realização de um levantamento estatístico. “As informações serão usadas na elaboração de relatórios, diagnósticos, estudos e pesquisas sobre o uso de drogas e seus impactos. O estudo também levará em conta os fatores e as circunstâncias que influenciam o consumo.


A agenda do projeto contará com palestras, seminários e diversos outros eventos que abordarão o problema das drogas dentro das áreas temáticas do MMFDH, como crianças, adolescentes, jovens, família, pessoas idosas, pessoas com deficiência e mulheres”, detalhou o Ministério ao informar que suas oito secretarias atuarão diretamente neste empreitada.


Cabe destacar que o Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pela ministra Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos; e pelos secretários Quirino Cordeiro (SENAPRED) e Sérgio Queiroz (Secretário Especial do Desenvolvimento Social).


Por Sérgio Botêljo Júnior

©2019 por Imagine.Acredite