©2019 por Imagine.Acredite

Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

Amor-Exigente realiza encontro voltado à prevenção ao uso de drogas



Às vésperas do julgamento que tem como finalidade legalizar as drogas no Brasil por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), a Federação de Amor-Exigente realizou o 1º Encontro de Prevenção às Drogas. Com o tema “Encontro com o Amanhã”, a ação lotou o Centro de Convenções do município de Serra Negra, situado no interior de São Paulo.


Segundo a organização, o encontro contou com a participação de 400 pessoas de 86 cidades brasileiras, o que serviu também para aquecer a economia local, por meio de bares e hotéis. Além disso, na ocasião, eles puderam participar de debates intermediados por especialistas como o Dr. João Paulo Lotufo, médico pediatra e assessor de direção do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP); e Cineiva Campoli, Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Educação.


Dr. Lotufo falou sobre a importância da pesquisa e levantamento de dados na prevenção ao uso de drogas. Ele ainda falou sobre os riscos inerentes ao consumo da maconha, bem como explanou que as indústrias buscam sua legalização no país, por meio da minimização das suas consequências e as colocando como um produto medicinal. Aliás, ele também aproveitou a oportunidade para falar sobre a diferença entre o consumo medicinal e o uso indiscriminado.


Já a Dra. Cineiva falou sobre os riscos e benefícios da Era Digital. Nessa mesa, ela abordou um novo tipo de dependência existente na sociedade, mas é por muitas vezes passa despercebido, que é a dependência digital e as consequências que essa doença tem trazido para as famílias, na parte afetiva e também no relacionamento interpessoal.


Além desses temas, o encontro contou também com debates sobre a importância da prevenção, bem como sobre o papel da espiritualidade e do trabalho de Amor-Exigente. Essas mesas temáticas foram intermediadas por integrantes do setor de prevenção da Federação de Amor-Exigente (FEAE), tais como: Rodrigo Monteiro, médico e 2º vice-presidente da FEAE; Bernadete Maciel, coordenadora geral de prevenção da FEAE; Maria Izabel Massoni, Equipe Nacional de Prevenção da FEAE; e Luiz Fernando Cauduro – Diretor de Grupos da FEAE.


Encontro aberto para todos


O encontro promovido por Amor-Exigente teve o objetivo de contribuir com a prevenção ao consumo de drogas no país. Por isso, o encontro foi aberto para todos os cidadãos interessados no assunto, o que chegou a surpreender. Uma vez que dezenas de pais e alunos de escolas das redes públicas e privadas participaram do evento, além de profissionais das secretarias municipais de Saúde, Turismo e Assistência Social.


Diante de tamanha adesão, Fábio Magalhães da Silva, coordenador regional de Amor-Exigente em Serra Negra, destacou que é por meio da família e dos valores familiares que a instituição busca promover a prevenção às drogas. Sem contar que, na entrevista que concedeu ao Imagineacredite, ele destacou que outros encontros do tipo devem ser realizados Brasil afora.


“Esse primeiro foi um modelo que funcionou, pois teve uma grande adesão e uma repercussão muito grande, sendo que as pessoas que vieram gostaram muito e se interessaram através das redes sociais. Isso pode ser notado por meio dos comentários nessas redes. Então foi muito gratificante”, comentou.


Por Sérgio Botêlho Júnior