Buscar
  • Sérgio M. Botelho Júnior

5º Congresso Brasileira de Comunidades Terapêuticas será realizado em Curitiba

Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro deste ano será realizado o 5º Congresso Brasileira de Comunidades Terapêuticas. Promovido pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) em parceria com a Federação Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas (FLACT), o evento será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba (PR).


Com o tema “Comunidade Terapêutica: muito mais que um lugar, um método!”, a iniciativa compõe o I Ciclo Iberoamericano de Capacitação para profissionais de Comunidades Terapêuticas e Áreas Afins. Segundo Pablo Kurlander, Gestor Geral da FEBRACT, esta será a maior diferença deste encontro em relação as suas três últimas edições.


“Esta capacitação especial é promovida pela Associação Proyecto Hombre de Espanha, sendo este o maior e melhor Centro de Formação para Comunidades Terapêuticas de toda a Europa”, destacou Kurlander ao lembrar que tudo foi intermediado pela Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (WFTC), da qual a FEBRACT e a FLACT são integrantes.


Cabe destacar que a Escola de Formação de Técnicos da Associação Proyecto Hombre foi criada em 1991 para capacitação e melhora profissional da equipe que participa nos programas de tratamento e prevenção de Proyecto Hombre, tanto na Espanha quanto em Portugal. “O principal objetivo é capacitar a todos os profissionais sob uma mesma ótica, o da Carta de fundação e a filosofia de tratamento de Proyecto Hombre”, observou Kurlander.


Por isso, ele informou que, durante o 5º Congresso Brasileiro de CTs, os presentes participarão de uma capacitação organizada em quatro eixos temáticos: a) Avaliação de qualidade e eficácia de programas terapêuticos; b) Avaliação de protocolos e padronização de serviços; c)Programas de prevenção; e d) Programas para crianças e adolescentes.


“Desta forma os participantes receberão duas certificações no final do Congresso: uma pela participação no Congresso e outra pela participação no 1º Ciclo Iberoamericano de capacitação para profissionais de Comunidades Terapêuticas e áreas afins. Outra característica diferente deste evento é a capacidade máxima de participantes, já que sendo também um evento de formação, desta vez contaremos com apenas 350 lugares, que por sinal já estão se esgotando”, completou.


Enquanto instituição responsável por organizar e realizar cursos de capacitação voltados ao trabalho das CTs e da RAPs no Brasil, por meio de pessoas atuantes nas políticas públicas sobre drogas a nível nacional as melhores e mais atuais informações sobre as CTs e as Políticas sobre drogas, a FEBRACT com este congresso espera oferecer à todos os participantes informação de qualidade, evidências científicas para basear os procedimentos, temáticas referentes à legislação das CTs e das novas Políticas sobre Drogas.


“As CTs do Brasil ainda se encontram em desvantagem em relação ao desenvolvimento dos seus programas, considerando as práticas das CTs de outros continentes. Por isto a FEBRACT traz para o Brasil aquilo que está acontecendo no mundo no que diz respeito às CTs e aos modelos de tratamento para a dependência química, principalmente considerando o destaque que as CTs possuem nas novas Políticas sobre Drogas”, salientou Pablo Kurlander.


Diante disso, o congresso terá os seguintes palestrantes nacionais: Quirino Cordeiro Junior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania; Dra. Clarice Sandi Madruga, Coordenadora do curso COMPACTA; Luis Roberto Sdoia (Beto), Presidente da FEBRACT, junto com Tio Élio do PACTO Porto Alegre, Laura Fracasso e Billy Pena da FEBRACT MG; Ricardo Valente, Procurador Geral da FEBRACT e Delegado FEBRACT-RS, Sherydan Luiza, Delegada FEBRACT-GO e Areolenes Cursino FEBRACT-DF.


Já os palestrantes internacionais escalados para o evento são: Fabián Chiosso, da Argentina, Presidente da FLACT; Lucia Sdoia, Presidente do Instituto Padre Haroldo e Nicolás Vera, do Programa Cumelen para crianças e adolescentes de Argentina; Sergi Canal Montiel, Diretor Terapêutico e de Recursos Humanos de Proyecto Hombre de Balears; e Pedro Pedrero Lanero, Psicólogo e Diretor-Presidente de Proyecto Hombre Jaén.


Como participar


Para participar do evento, os interessados deverão realizar as suas respectivas inscrições por meio do site da FEBRACT e também por meio do Whatsapp (19) 99841-2815, para verificar o processo de inscrição e reserva de hotéis conveniados, a partir de R$ 70,00 a diária com café da manhã.


Por Sérgio Botêlho Junior



©2019 por Imagine.Acredite